Bandeira tarifária deve seguir vermelha em agosto, diz Aneel
O diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Romeu Rufino, disse nesta terça-feira que há uma tendência de manutenção do sinal vermelho no sistema de bandeiras tarifárias em agosto.
Rufino explicou que, embora exista uma melhora no cenário de chuvas em julho e haja a tendência de reduzir a demanda de consumo até o fim do ano, as térmicas continuarão ligadas, por enquanto.
O diretor da Aneel ressaltou, porém, que a “situação mais equilibrada entre oferta e demanda” já tem se refletido nos preços da energia negociada no mercado à vista. “Sensível a tudo isso, o PLD [Preço de Liquidação das Diferenças] tem dado sinais de queda”, disse o Rufino na saída da reunião pública da diretoria.
O sistema de bandeiras tarifárias começou a valer no início deste ano. O novo mecanismo sinaliza mensalmente o aumento do custo da energia nas contas de luz.
O valor da bandeira vermelha é de R$ 5,50 por cada 100 quilowatt-hora (kWh) consumido. Já o valor de bandeira amarela é R$ 2,50 por 100 kWh. Não há acréscimo de custo na bandeira verde.
Fonte: Portal UOL