Inflação+desemprego: os 12 países mais infelizes na economia

0

BL_de_primeira

Caros e sem emprego

São Paulo – Inflação e desemprego: quando a economia vai mal, são estes os números que atingem em cheio a vida dos cidadãos.

Foi isso que levou o economista americano Arthur Okon, nos anos 60, a juntar as duas taxas para criar o “índice de infelicidade” (misery index, em inglês).

O ranking atual dos mais “infelizes” junta países latino-americanos, europeus e africanos. Alguns tem deflação com desemprego altíssimo (como Grécia) enquanto outros tem inflação em disparada com desemprego de um dígito (como a líder Venezuela).

O Brasil não entrou no top 12 mundial apesar de estar com sua maior “infelicidade” em uma década, com inflação perto de 10% e desemprego em 7,5%(veja a série histórica até o primeiro trimestre).

Estudos já mostraram uma correlação forte entre o índice de infelicidade e a popularidade de presidentes. Um trabalho de Chor Foon Tang e Hooi Hooi Lean encontrou uma relação também com aumento da criminalidade.

Em 2001, Rafael Di Tella, Robert J. MacCulloch e Andrew J. Oswald se basearam em pesquisas de felicidade em 12 países europeus e nos EUA para concluir que as pessoas se incomodam mais com o desemprego do que com a inflação.

Fonte: EXAME

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *