Além da Lava-Jato, 21 forças-tarefa do MPF atuam no país

0

Leque de atuação vai de combate à corrupção a ações contra crimes ambientais e trabalho escravo

Lava-Jato é a força-tarefa mais conhecida do Ministério Público Federal (MPF), mas está longe de ser a única. Em todo o país, há mais de 140 integrantes do MPF atuando em ao menos 22 equipes espalhadas por 14 estados. O leque de atuação é amplo: vai desde o combate à corrupção e à lavagem de dinheiro até a ações contra o desmatamento e crimes ambientais, passando por irregularidades em fundos de pensão, trabalho escravo, e apuração do rompimento de barragens de mineração.

Não existe hoje uma norma que regulamente a constituição de forças-tarefas, que são criadas por ato da Procuradoria-Geral da República (PGR). Boa parte dos seus integrantes trabalha em dedicação exclusiva, enquanto outros acumulam atribuições. Em alguns casos, como na Lava-Jato do Paraná e na do Rio, há procuradores de outros estados. Em situações assim, há pagamento de diárias.

No último dia 12, a procuradora-geral da República, Raquel Dodge, assinou uma portaria prorrogando por mais um ano a atuação da força-tarefa da Lava-Jato em Curitiba, criada em 2014. Boa parte das forças-tarefas segue esse padrão. Elas são instituídas por prazo determinado, mas, ao fim, se verificada a necessidade de sua continuidade, são prorrogadas, o que pode ocorrer indefinidamente.

Das forças-tarefas em atuação atualmente e das quais O GLOBO obteve informações, a Lava-Jato é a mais antiga delas. O que começou como uma operação contra uma rede de doleiros cresceu, escancarou um grande esquema de corrupção na Petrobras, levou à prisão de políticos importantes, como o ex-presidente Lula e o ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha (MDB), tornou o ex-juiz Sergio Moro figura popular, e também deu origem a vários “filhotes”.

Fonte: O Globo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *