Rio Verde quer mostrar como ser sustentável na produção

0

caaatinga-bioma-embrapa

Saiba o que é o projeto Biomas Tropicais e por que o ex-ministro Alysson Paulinelli, presidente do Instituto Fórum do Futuro, está envolvido na ação do município goiano

Nesta segunda, 10, o governo de Goiás, em parceria com o Instituto Fórum do Futuro, aderiu ao projeto Biomas Tropicais, ação que já ocorre em outros estados há seis anos. O objetivo é fazer uma ponte entre a ciência e a produção sustentável de alimentos.

Ação será desenvolvida em Goiás entre o , em parceria com o Governo Estadual. Em Goiás, o pilo será implantado no município de Rio Verde, localizado em uma das principais regiões produtoras de grãos e proteína animal do País. A previsão é de que ele seja lançado em março.

Estão integrados ao projeto a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), as Universidades Federais de Lavras e Viçosa, além da Universidade de São Paulo (USP), com o suporte do Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ).

Para colocar em pé o Biomas Tropicais, durante 14 meses serão investidos R$ 1,5 milhão. As ações tem como base o mapeamento produtivo do estado. “Conhecemos bem os biomas brasileiros, que ainda tem muito a oferecer ao mundo”, diz Alysson Paolinelli, presidente do Instituto Fórum do Futuro e umas das personalidades mais importantes do País na implantação da Embrapa na década de 1970. “Podemos transformar Rio Verde num exemplo nacional de produção sustentável.”

O escopo do projeto é avaliar quais são os impactos das áreas já ocupadas pela agricultura e a pecuária. E mostrar como uma produção baseada na sustentabilidade pode trazer equilíbrio sócio-ambiental e econômico.

Para o governador do estado, Ronaldo Caiado (DEM), esse é um caminho sem volta. “A produção precisa ser baseada na sustentabilidade”, afirmou.

Fonte: Portal DBO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *