Universo Spanta ocupa a Marina da Glória com mais de 35 shows, entre Jão, Ivete, Jorge e Mateus e Ludmilla
Está aberta a temporada 2025 de festivais. A partir desta sexta-feira (10), a Marina da Glória recebe a 5ª edição do Universo Spanta. Nascido do bloco Spanta Neném, o festival reúne, em dois finais de semana, grandes nomes da música brasileira, de consagrados a mais novos, e (principalmente) de estilos variados. São 35 shows em dois palcos — sem contar com blocos e escolas de samba nos intervalos e o Beco do Spanta, às segundas, com rodas de samba em parceria com o Beco do Rato.
Do pop de Jão e Luísa Sonza (sex) à MPB de Zé Ramalho (dom); do sertanejo de Jorge e Mateus ao funk de MC Carol, Valesca e Tati Quebra Barraco — em show inédito com sucessos de cada uma e da história do funk —, ambos no sábado, o cardápio é bem variado.
— Queremos celebrar a música brasileira em sua máxima diversidade — diz o diretor artístico Max Viana. — Estamos sempre “ligados” em como destacar nossos movimentos culturais.
É o caso do sertanejo, sucesso absoluto no país, sempre figurando entre as músicas mais ouvidas, num movimento que parece ter “furado a bolha” do gênero.
— O mercado (da música) vem se atualizando e se modificando de várias formas. Não só no sertanejo, mas em outros gêneros musicais também. Estamos acompanhando essas mudanças e participando de muitas delas, como é o caso de festivais — afirma a dupla Jorge e Mateus, do hit “Os anjos cantam”, que está de volta ao evento, tamanho o sucesso.
Na outra semana, o realce vai para o dia 19, todo em homenagem aos 40 anos do axé, com grandes representantes do gênero. Antes, dia 17, é a vez do rap, com BK, Filipe Ret e outros.
— Nosso desejo é que o Spanta, lá na frente, possa ser confundido com a própria história da música brasileira —almeja Max.
Line-up
Programe-se