IR: Receita Federal libera nesta quinta-feira consulta a mais um lote residual

A Receita Federal vai liberar, nesta quinta-feira (dia 21), a consulta ao terceiro lote residual de restituições do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF). Nesta nova leva de devoluções, serão contemplados 205.930 contribuintes, no valor total de R$ 339.010.389,78. O crédito bancário será feito no dia 28 março.

Veja Mais

Viu isso?: Lista de doenças graves dá a funcionário público direito de isenção de Imposto de Renda. Veja quais são e como solicitar Saiba mais: IR 2024: programa do Imposto de Renda já está disponível; veja como fazer o download

Entre aqueles com prioridade de recebimento da restituição estão 4.201 idosos acima de 80 anos, 28.541 pessoas entre 60 e 79 anos, 3.404 cidadãos com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave, e 6.910 contribuintes cuja maior fonte de renda é o magistério.

Além disso, serão contemplados 106.096 pessoas que não têm prioridade garantida por lei, mas que receberão prioritariamente por terem utilizado a declaração pré-preenchida ou optado por receber a restituição via Pix. O lote inclui ainda 56.778 contribuintes não prioritários.

Confira ainda: IR 2024: veja como turbinar sua restituição de Imposto de Renda

Como resgatar restituição

O pagamento da restituição é feito na conta bancária informada pelo contribuinte na declaração. Se a conta foi desativa e o crédito não puder ser feito, por exemplo, os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil (BB).

Neste caso, é preciso reagendar o crédito pelo Portal BB ou ligando para a Central de Relacionamento do banco, nos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).

Entenda: IR 2024: saiba como usar o Gov.br para simplificar sua declaração de Imposto de Renda

Caso o contribuinte não resgate o valor de sua restituição no prazo de um ano, deve requerer o valor pelo Portal e-CAC, acessando o menu “Declarações e Demonstrativos” e selecionando “Meu Imposto de Renda”. Em seguida, deve clicar no campo “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.

Confira o status da declaração

Para checar se a declaração foi liberada, acesse a página da Receita Federal na internet, clique em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, em “Consultar a Restituição”. Também é possível fazer a consulta no aplicativo da Receita Federal para tablets e smartphones.

Confira ainda: IR 2024: sabe o que é declaração pré-preenchida de Imposto de Renda?

O contribuinte que não estiver na lista deverá entrar no Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) e emitir o extrato da declaração. Se houver pendência, pode enviar declaração retificadora e esperar os próximos lotes da malha fina.

Mais recente Próxima INSS publica novas regras sobre pedido de auxílio-doença nas agências, via Atestmed, com ajuda de servidor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *